O Carnaval de Belo Horizonte ganha cada vez mais cores e novos contornos. É o caso do bloco Salada de Frutas, que estreou no ano passado e realiza seu segundo desfile oficial no domingo, dia 8 de fevereiro, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, com o tema “Frutas Selvagens: há uma alegria selvagem em estar vivo”. Com concentração marcada para as 14h, o bloco promete levar para a avenida um manifesto de alegria e resiliência, reunindo cerca de 120 integrantes entre bateria, banda e ala de dança. O repertório eclético promete arrastar milhares de foliões pela avenida.
Apesar de ser um bloco jovem, o Salada de Frutas carrega a experiência de veteranos da folia mineira. O coletivo é formado por artistas da cena independente com vasto histórico no Carnaval de BH. À frente do projeto está o artista e dançarino Iale Máximo Buscácio, figura conhecida na cidade por sua atuação como coordenador, dançarino e porta-estandarte em diversas agremiações.
A semente do bloco foi plantada no Carnaval de 2024. Após passar por frustrações na coordenação de uma ala em outro cortejo, Iale ouviu de amigos, durante uma conversa acalorada, o incentivo que faltava: “Você precisa montar o seu próprio bloco!”. Ao lado, sua mãe, Dona Cynthia Mara Máximo Buscácio, com os olhos marejados, validou o sonho: “Eu também acho”. Ali nascia o projeto.
O nome “Salada de Frutas” é uma metáfora direta sobre a potência da coletividade. A ideia é que, assim como as frutas possuem sabores únicos individualmente, a mistura delas cria um néctar novo e poderoso. “O bloco surgiu como um convite para todos, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual. É uma proposta de valorização das diferenças, criando um ambiente onde cada um pode ser quem é”, explica Iale Máximo.
Para o desfile deste ano, o fundador escolheu o tema “Frutas Selvagens: há uma alegria selvagem em estar vivo”. O conceito é uma resposta direta e poética a um dado alarmante: em janeiro de 2025, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a solidão como uma epidemia global, afetando 1 a cada 6 pessoas no mundo.
Diante desse cenário, Iale propõe o Carnaval como ferramenta de cura social. A metáfora das “frutas selvagens” alude àquelas que nascem em condições inóspitas, sem cuidados adequados, mas que sobrevivem e florescem “apesar de”.
“Entendemos que as pessoas têm vivido situações de isolamento social e adoecimento mental. Nossa proposta é acolher essa diversidade e transformar em beleza. Queremos gerar espaços que possibilitem conexões sociais reais, fortalecendo as pessoas para que possam resistir e existir, assim como as frutas selvagens na natureza”, destaca o fundador.
Além da pauta social, o bloco levanta a bandeira ambiental, inspirando-se em iniciativas de plantio de árvores frutíferas em espaços urbanos, como os projetos Fruto Urbano e Green São Paulo, defendendo que a ocupação da cidade também passa pela garantia de alimento e sombra para a comunidade.
Acompanhe o bloco Salada de Frutas no Instagram: @bloco.salada.de.frutas.
Serviço
Desfile do Bloco Salada de Frutas
Data: 08 de fevereiro (domingo pré-carnaval)
Horário: Concentração às 14h00 | Dispersão às 20h
Local: Avenida Assis Chateaubriand (em frente à Praça Zamenhof), Bairro Floresta, Belo Horizonte.